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COMO ACOMPANHAR REMOTAMENTE OS PACIENTES COM COVID -19

Atualizado: Jul 15


Olá! Nesta época de pandemia, nós da FR Brito temos ficado atentos às atualizações a respeito de estudos e orientações sobre o Covid-19 constantemente.


Por isso, hoje reforçamos as orientações para o acompanhamento ambulatorial, originalmente publicadas no Portal Pebmed, mediante à presença de sintomas gripais em que a vigilância deve ser ativa e continuada.


O monitoramento deve ser realizado a cada 24h no caso de pacientes pertencentes aos grupos de risco.


E a cada 48 horas nos demais por 14 dias a partir da data inicial dos sintomas ou até 2 contatos consecutivos, com intervalo de 48 horas entre cada um, até que se verifique a ausência de sintomas respiratórios e febre.



🔹 Veja as orientações mais detalhadas abaixo:



Condições Clínicas de Risco


Na presença dos fatores de risco abaixo, o contato telefônico deve ser a cada 24 horas:


▪ Idosos;

▪ Doenças respiratórias, cardíacas ou renais crônicas;

▪ Tuberculose, hanseníase ou outras doenças infecciosas crônicas;

▪ Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea;

▪ Imunossupressão por doenças e/ou medicamentos HIV, quimioterapia/radioterapia, imunossupressores);

▪ Portadores de doenças cromossômicas e com estados de fragilidade imunológica (ex.: Síndrome de Down);

▪ Diabetes;

▪ Gestantes;

▪ Vulnerabilidade social importante;

▪ Comprometimento de capacidade de autocuidado.

▪ Reforce sobre a importância do isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas.


Abordagem nos Contatos Telefônicos


▪ Questione sobre possíveis sintomas gripais, bem como sua evolução, além de avaliar outras necessidades em saúde.


▪ Caso perceba a necessidade ofereça as modalidades de teleatendimento, atendimento presencial domiciliar ou, em último caso, presencial na unidade.


▪ Em caso de piora ou de desenvolvimento de sintomas graves (como falta de ar, retorno de febre após 48 horas afebril, entre outros), encaminhar o paciente para outros níveis de cuidados (centros de referência, emergências, unidades hospitalares)


▪ Oriente sobre medidas não farmacológicas, tais como: repouso, hidratação e alimentação adequada.


▪ Oriente sobre o uso de analgésicos e antitérmicos.


▪ Reforce sobre a importância do isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas.


Registros Clínicos


Os atendimentos deverão garantir a integridade, a segurança e o sigilo das informações que devem ser registradas em prontuário eletrônico:

▪ Dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchidos em cada contato com o paciente;


▪ Data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizada para o atendimento;


▪ Número do Conselho Regional Profissional e sua unidade da federação.


Fonte: https://pebmed.com.br/whitebook-como-fazer-o-acompanhamento-remoto-de-paciente-com-covid-19/ - acesso em 01/06/2020



Ah, falando nisso, não podíamos deixar passar a oportunidade de expressar nossa profunda admiração a você, profissional da saúde, bem como à sua missão em cuidar e salvar vidas! 💛


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